KDED5(8) | Manual do Usuário do kded5 | KDED5(8) |
kded5 - Servidor do KDE - dispara as atualizações da base de dados Sycoca quando for necessário.
kded5 [--check]
O kded5 consolida diversos pequenos serviços em um único processo. Normalmente, são serviços D-Bus fornecidos por módulos do KDED, mas também gerencia o sycoca (um cache binário dos tipos de serviços, tipos MIME e serviços usados pelo KService), assim como os scripts de atualização do KConfig que forem necessários.
No caso do sycoca, ele monitora as pastas que contêm arquivos '.desktop'. Quando for adicionado/removido um arquivo, ele espera cerca de 5 segundos (para o caso de ser uma série de atualizações) e depois executa o kbuildsycoca5 para atualizar o sycoca.
No caso do KConfig, ele verifica os arquivos de atualização recém instalados, isto é, os arquivos *.upd usados para atualizar os arquivos de configuração dos usuários quando os formatos dos arquivos de configuração mudarem e executa o utilitário KConfig para efetuar as alterações.
Essas tarefas também são executadas quando o kded5 for iniciado para garantir que a configuração do usuário esteja atualizada.
Você normalmente não precisará executar o kded5 diretamente. As sessões do ambiente de trabalho Plasma executam-no automaticamente e também por solicitação, quando um aplicativo tentar usar uma interface de D-Bus oferecida por ele ou um dos seus módulos.
--check
O kded5 pode ser configurado com o arquivo de configuração kded5rc, no estilo 'ini'. Em sistemas Unix, este pode ser encontrado em $XDG_CONFIG_HOME/kded5rc; se $XDG_CONFIG_HOME não estiver definido, o valor será por padrão ~/.config/kded5rc.
Os itens do arquivo de configuração são lidos por solicitação e só poderá efetuar as alterações enquanto o kded5 estiver em execução. No entanto, todas as opções de configuração atuais só afetam realmente o comportamento inicial do kded5.
A seção [General] tem as seguintes opções:
CheckSycoca
CheckUpdates
CheckFileStamps
DelayedCheck
Cada módulo terá também uma seção [Module-nome] no arquivo kded5rc, onde nome é o nome do arquivo 'desktop' do módulo, sem a extensão .desktop. Esta contém uma opção autoload que define se o módulo deverá ser carregado automaticamente quando o kded5 for iniciado (padrão: false). Lembre-se de que esta definição também pode ser alterada através da interface D-Bus do kded5.
Existem provavelmente diversos erros. Use o sistema de gerenciamento de erros do KDE[1] para reportá-los.
David Faure <faure@kde.org>
Waldo Bastian <bastian@kde.org>
22/03/2014 | KDE Frameworks Frameworks 5.0 |