DIRCOLORS(1) | General Commands Manual | DIRCOLORS(1) |
dircolors - configura as cores para 'ls'
dircolors [-b] [--sh] [--bourne-shell] [-c] [--csh] [--c-shell] [-p] [--print-database] [--help] [--version] [ARQUIVO]
dircolors emite um seqüência comandos de
interpretador de comando para defenir a cor desejada para os comandos
ls (e dir, etc.). Uso típico:
Se ARQUIVO é especificado, dircolors o lê para determinar qual cor usar para os tipos de arquivos e extensões. Em outro caso, uma base de dados padrão é utilizada. Para detalhes sobre o formato deste arquivo, execute 'dircolors --print-database'.
A saída é um comando do interpretador que seleciona a variável de ambiente LS_COLORS. Você pode especificar a sintaxe do interpretador de comando para se usar na linha de comando, ou dircolors irá supô-la a partir da variável de ambiente SHELL
Depois da execução deste comando, 'ls --color' (ou qualquer alias para ls) irá listar os arquivos com as cores escolhidas.
As variáveis SHELL e TERM são usadas para encontrar a forma adequada dos comandos do interpretador. As variáveis LANG, LC_ALL, LC_CTYPE and LC_MESSAGES tem seu significado usual. A variável LS_COLORS é usada para transferir informações para ls.
A saída colorida para ls(1) é uma extensão GNU. Esta implementação não é inteiramente compatível com o pacote original dircolors/color-ls distribuído com o Linux Slackware. É de se notar que suporte específico para os interpretadores de comando Z e Korn não estão presentes. Usuários destes interpretadores deverão usar o modo Bourne (-b).
Esta página descreve dircolors como é encontrado no pacote Utilitários de Arquivo 4.0; outras versões podem ser um pouco diferentes. Envie correções e adições para aeb@cwi.nl. Relatório de problemas no programa para fileutils-bugs@gnu.ai.mit.edu.
André L. Fassone Canova <lonelywolf@blv.com.br> (tradução) Ricardo C.O. Freitas <english.quest@best-service.com> (revisão)
11/1998 | Utilitários de Arquivo GNU 4.0 |