KGENDESIGNERPLUGI(1) | KDE Frameworks: KDesignerPlugi | KGENDESIGNERPLUGI(1) |
kgendesignerplugin - Gera plugins de widgets para o Qt(TM) Designer.
kgendesignerplugin [OPÇÕES...] arquivo
Os plugins de widgets personalizados do Qt(TM) Designer normalmente seguem um padrão normal, sendo que as classes oferecidas pelo plugin fornecem, na sua maioria, alguma informação estática, em conjunto com a função para criar uma instância, a qual será normalmente uma simples chamada ao construtor. O kgendesignerplugin permite aos desenvolvedores das bibliotecas que fornecem novos widgets, a criação de um desses plugins, sem a necessidade de criar todo o código acessório associado, oferecendo um arquivo de descrição do tipo INI.
O kgendesignerplugin escolhe opções predefinidas para a maioria das definições, sendo necessária apenas alguma configuração mínima.
-o arquivo
-n nome-plugin
-g grupo
--author
--license
-h, --help
-v, --version
O arquivo de entrada é um arquivo de configuração do tipo INI (para ser mais específico, está no formato suportado pelo framework KConfig) que descreve um conjunto de widgets. Contém uma seção [Global], que oferece informações gerais sobre o plugin, assim como uma seção para cada widget que deverá ser incluído no plugin.
A seção [Global] pode ter os seguintes itens:
DefaultGroup
Includes
PluginName
Cada classe deverá ter a sua própria seção [ClassName], a qual poderá incluir os seguintes itens:
CodeTemplate
ConstructorArgs
Este item é ignorado se estiver definido como CreateWidget.
CreateWidget
DomXML
Group
IconName
ImplClass
Este item é ignorado se estiver definido como CreateWidget.
IncludeFile
IsContainer
ToolTip
WhatsThis
O arquivo de descrição mais simples poderá ser algo do tipo
[Foo] ToolTip=Displays foos [Bar] ToolTip=Bar editor
Repare que cada classe deverá ter pelo menos uma chave definida (ToolTip foi usado neste exemplo), caso contrário, será ignorada.
Normalmente, você vai querer alterar pelo menos o texto visível ao usuário, o que corresponde aos itens ToolTip, WhatsThis e Group. Além disso, definir o nome do plugin poderá ser uma boa ideia para evitar possíveis conflitos de símbolos e para não confundir os depuradores (tanto o aplicativo de depuração quanto a pessoa que efetua a mesma):
[Global] PluginName=QualquerWidget DefaultGroup=Visualização [Foo] ToolTip=Mostra ursos WhatsThis=Um widget de imagens que mostra ursos dançando [Bar] ToolTip=Editor de barras WhatsThis=Uma interface de edição de barras para ursos Group=Edição
Pode ser necessário arquivos mais complexos, caso tenha classes com espaços de nomes ou opções extras que seja necessário passar aos construtores, como por exemplo:
[Global] PluginName=QualquerWidget DefaultGroup=Foo [Foo::Bar] ToolTip=Mostra barras WhatsThis=Um widget que mostra as barras de uma determinada forma IncludeFile=foo/bar.h IconName=:/previews/bar.png [Foo::Baz] IncludeFile=foo/baz.h ConstructorArgs=(Foo::Baz::SomeOption, parent) Group=Foo (Especial) IsContainer=true IconName=:/previews/baz.png
Em alguns casos, os widgets muito complexos poderão necessitar da implementação de uma "classe de visualização" para usar no Qt(TM) Designer; esta poderá ser uma subclasse do widget real que simplesmente faz mais algumas configurações adicionais, ou poderá então ser uma implementação completamente diferente.
[Global] Includes=visualizacoes.h [WidgetBonito] ImplClass=WidgetBonitoVisualização
http://qt-project.org/doc/qt-5/designer-creating-custom-widgets.html
Use por favor o bugs.kde.org[1] para reportar erros; não os envie diretamente para os autores por e-mail.
Richard Johnson <rjohnson@kde.org>
Alex Merry <alexmerry@kde.org>
28/05/2014 | KDE Frameworks Frameworks 5.0 |