| LOCALE::PO4A::ASCIIDOC.3PM(1) | User Contributed Perl Documentation | LOCALE::PO4A::ASCIIDOC.3PM(1) |
Locale::Po4a::AsciiDoc - converte documentos AsciiDoc de/para ficheiros PO
O objetivo do projeto po4a (PO for anything: PO para qualquer coisa) é facilitar traduções (e o mais interessante, a manutenção das traduções) a usar as ferramentas do gettext em áreas em que não se esperava, como na documentação.
Locale::Po4a::AsciiDoc é um módulo para ajudar a tradução de documentação no formato AsciiDoc.
Estas são as opções particulares deste módulo:
Num ficheiro de definições, as linhas não podem começar com duas barras e sim diretamente pelo po4a:.
Por defeito, o po4a não quebra os ficheiros AsciiDoc produzidos, porque uma inspeção manual é necessária para garantir que a quebra não altera a formatação. Considere, por exemplo, o seguinte item da lista:
* uma frase comprida, que termina com um número 1. Uma segunda frase.
Se o embrulho levar à seguinte apresentação, o item é dividido numa sublista numerada. Para piorar a situação, apenas os falantes do idioma utilizado na tradução podem inspecionar a situação.
* uma frase comprida que termina com um número
1. Uma segunda frase.
Note que não embrulhar os ficheiros produzidos pelo po4a não deve ser um problema, uma vez que esses ficheiros devem ser processados automaticamente. Eles não devem ser considerados como ficheiros fonte de qualquer forma.
With this option, po4a will produce better-looking AsciiDoc files, but it may lead to possibly erroneous formatted outputs.
O módulo AsciiDoc pode ser personalizado com linhas a começar com //po4a:. Estas linhas são interpretadas como comandos para analisar. Os seguintes comandos são reconhecidos:
O argumento lista de argumentos é uma lista separada por vírgulas que contém informações sobre argumentos traduzíveis. Esta lista contém números, para definir parâmetros posicionais, ou atributos nomeados.
Se um sinal de mais (+) é prefixo de nome, então a macro e os argumentos dele são traduzidos como um todo. Não há necessidade de definir uma lista de atributos neste caso, mas colchetes devem estar presentes.
O argumento lista de argumentos é uma lista separada por vírgulas que contém informações sobre argumentos traduzíveis. Esta lista contém números, para definir parâmetros posicionais, ou atributos nomeados. O primeiro atributo é o nome do estilo e não será traduzido.
Se um sinal de mais (+) é prefixo do nome do estilo, então a lista de atributos é traduzida como um todo. Não há necessidade de definir atributos traduzíveis.
Se um sinal de menos (-) é prefixo do nome do estilo, então este atributo não é traduzido.
Testado com sucesso em ficheiros AsciiDoc simples.
Nicolas François <nicolas.francois@centraliens.net> Denis Barbier <barbier@linuxfr.org>
Copyright © 2005-2008 Nicolas FRANÇOIS <nicolas.francois@centraliens.net>. Copyright © 2012 Denis BARBIER <barbier@linuxfr.org>. Copyright © 2017 Martin Quinson <mquinson@debian.org>.
This program is free software; you may redistribute it and/or modify it under the terms of GPL v2.0 or later (see the COPYING file).
| 2024-08-06 | perl v5.38.2 |