RM(1) | General Commands Manual | RM(1) |
rm - apaga arquivos e diretórios
rm [opções] arquivo...
Opções POSIX: [-fiRr]
Opções GNU (forma reduzida): [-dfirvR] [--help] [--version] [--]
rm apaga o arquivo. Por padrão, não são apagados diretórios. Mas quando a opção -r ou -R é fornecida, a árvore de diretório abaixo do diretório especificado é removida (e não há limitações de níveis de árvores de diretórios que podem ser apagados por 'rm -r'). É um erro quando o último componente do caminho de busca do arquivo é um dos dois . ou .. (para se evitar surpresas desagradáveis com 'rm -r .*' ou 'rm -r ..*').
Se a opção -i é dada, ou se um arquivo não pode ser escrito, a entrada padrão é um terminal, e se a opção -f não é fornecida, rm pergunta para o usuário se deseja remover o arquivo, escrevendo a questão no erro padrão e lendo a resposta na entrada padrão. Se a resposta for negativa, o arquivo é preservado.
A definição da interface System V proíbe a remoção da última ligação para um arquivo binário executável que está sendo executado.
A implementação GNU (no Arquivos de Utilitários 3.16) está interrompida no sentido que há um limite superior à profundidade de hierarquias que podem ser removidas. (Se necessário, um utilitário 'deltree' pode ser usado para remover muitos níveis de árvores.)
As variáveis LANG, LC_ALL, LC_CTYPE and LC_MESSAGES tem seu significado usual.
POSIX 1003.2, exceto para limitações no nível de profundidade de hierarquia do arquivo.
Esta página descreve rm como é encontrado no pacote Utilitários de Arquivo 4.0; outras versões podem ser um pouco diferentes. Envie correções e adições para aeb@cwi.nl. Relatório de problemas no programa para fileutils-bugs@gnu.ai.mit.edu.
André L. Fassone Canova <lonelywolf@blv.com.br> (tradução) Ricardo C.O. Freitas <english.quest@best-service.com> (revisão)
11/1998 | Arquivos de Utilitários GNU 4.0 |